Elenco do filme “Um Certo João Silvino” recebe preparação com o diretor argentino Eduardo Milewicz

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Uma iniciativa da produtora “Bem-Te-Vídeo Marketing”, o longa-metragem “Um Certo João Silvino”, que tem roteiro e direção de Hélio Brito, está com a produção a todo vapor. Na segunda-feira, 23, o elenco iniciou a fase de preparação, tendo na batuta o renomado diretor argentino Eduardo Milewicz, responsável pela preparação de elenco de várias novelas da Rede Globo. A atividade de capacitação foi ofertada via transmissão online com participação do corpo de atores do longa-metragem, da direção do filme e de Eduardo Milewicz, incluindo exercícios práticos e orientação focadas na interpretação cinematográfica. Além dessa aula ao vivo, Eduardo disponibilizou aos atores/atrizes um conjunto de 50 aulas de interpretação gravadas.

A metodologia de Eduardo foi pautada no método autoral dele chamado de “Quando Acende a Câmera”, que defende que a atenção e limpeza de movimentos são ferramentas de interpretação, sempre com foco na autenticidade e na profundidade da interpretação. “O que precisamos ao atuar é a limpeza. Na hora da ação, se o seu trabalho com a limpeza tiver sido incorporado por treinamento, será algo perceptível na tela. O ator tem que limpar-se de personagens antigos, ideias sobre atuação, técnicas que funcionaram anteriormente. Ele precisa estar limpo e vivo. Afinal, um ator cheio de informação pode ser um grande obstáculo para a câmera”, orientou.

O diretor do filme, o cineasta Hélio Brito, destacou a importância do trabalho de Milewicz: “É uma honra poder contar com o Eduardo como nosso preparador de elenco. Sua experiência e metodologia trouxeram uma nova dimensão para o processo de atuação, elevando o nível de entrega de cada ator”, expressou. Eduardo Milewicz, que já atua há 30 anos na indústria audiovisual, tem um vasto currículo como diretor, professor e preparador de elenco. Hélio Brito destacou ainda que o trabalho de Milewicz tem sido fundamental em várias produções ao redor do mundo, consolidando sua posição como um dos grandes nomes na formação de talentos para o cinema.

Eduardo Milewicz

Com mais quarenta produções no Brasil, entre novelas, séries e filmes, o roteirista, preparador de elenco, professor de atuação e diretor de cinema e televisão argentino, Eduardo Milewicz estudou Cinema no CERC, Buenos Aires, Argentina e Literatura em Filosofia e Letras, na UBA. Trabalha em três indústrias audiovisuais: Argentina, Espanha e Brasil. Estreou com a série “Desde Adentro” que, no início dos anos 90, rompeu com os moldes televisivos da época e antecipou uma nova era de conteúdo audiovisual. Foi também um dos fundadores do Bafici e orientador artístico de suas primeiras edições. Junto com Eduardo Berti, fundou a editora La Compañía. Assessorou o Instituto Sundance. Preparou Wagner Mora em sua primeira temporada de “Narcos” na Netflix. Formou atores, diretores e apresentadores para a TV Globo e tem, no Brasil, mais de quarenta produções, entre novelas, séries e filmes.

Sinopse

Filme de longa-metragem, misto de documentário e ficção, sendo uma reconstituição livre de história real ocorrida na histórica e isolada cidade de Natividade/TO,  na virada do ano de 1971 para 1972. “Um Certo João Silvino” aborda o impacto da chegada repentina de um jovem viajante à pacata Natividade, nos últimos dias do ano de 1971, e também o alvoroço que isso causou no coração das moças da cidade. Bonito, inteligente e educado, apresenta-se como João Silvino Lopes, e aparenta ter vinte e poucos anos. Tornado prisioneiro, torna-se uma atração na cidade. Mas dois dias depois amanhece morto, enforcado dentro da cela, e é enterrado como indigente. Vinte anos depois (1992), a verdadeira história de João Silvino Lopes vem à tona. Fica-se sabendo que o prisioneiro na verdade era um estudante da USP (Universidade de São Paulo) e lutava contra a Ditadura Militar que comandava o Brasil desde 1964.

Ficha Técnica

  • Roteiro e Direção: Hélio Brito
  • Produção Executiva: Sandra Alves
  • Direção de Fotografia: Ricardo Nogueli
  • Direção de Arte: Érika Mariano
  • Produção Musical: Nando Cruz
Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens