Representante de Comitê de Cultura no Tocantins ministra palestra no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

O Tocantins está presente no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC): Parcerias transformadoras para um mundo justo e sustentável, que foi finalizado nesta sexta-feira, 02, em Brasília (DF). Nesta edição, o evento tem como tema ‘Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável’, e marca a retomada da iniciativa 10 anos após a realização do último seminário.

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, representou o Estado com palestra sobre a Importância das OSCs como articuladoras de políticas públicas da região Norte. O painel reuniu artistas, produtores e gestores culturais e de renomadas OSCs pelo País e pelo mundo como da World Wide Fund for Nature Inc (WWF Brasil) e representantes governamentais. “Tive essa grata satisfação de ser um dos mediadores desse painel com pessoas profissionais tão relevantes. Levamos um pouco dessa experiência para outros estados, municípios e organizações de todo o Brasil”, afirmou.

Além das mesas e painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais; o Seminário contou ainda com oficinas práticas para treinamento e discussões em profundidade; stands de parceiros e oportunidades de networking, e apresentação de estudos em temas específicos. O evento tem como objetivo retomar e fortalecer as discussões sobre parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. As parcerias entre o governo e as OSCs contribuem para a execução de inúmeras políticas públicas em áreas como a assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, entre outras.

De acordo com o coordenador, que é presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o evento foi importante para redefinir e revitalizar o diálogo sobre parcerias entre OSCs e administração pública, estabelecendo um caminho claro para cooperação transparente e eficaz. “Uma efervescência de atividades que nos trouxe uma compreensão mais ampla sobre questões regulatórias e operacionais enfrentadas por OSCs e administração pública, resultando em recomendações práticas para fortalecer legislação e práticas existentes”, alegou.

Seminário

Integrando-se às atividades do G20 Social, o Seminário visa ampliar os debates sobre temas cruciais para as OSC, aproveitando o espaço global do G20 para tratar de questões econômicas, políticas e sociais. A iniciativa foi retomada 10 anos após a realização da última edição.

Comitê de Cultura no Tocantins

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas