Emoção, diversão e democratização da música na 2ª temporada do projeto Tocantins em Concerto

Emoção, diversão e democratização da música na 2ª temporada do projeto Tocantins em Concerto

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Do pôr do sol à noite de lua cheia, no encontro dos rios Araguaia e Tocantins, o cancioneiro popular tocantinense se uniu à música clássica. Este foi o cenário da última apresentação da 2ª temporada do projeto “Tocantins em Concerto”, realizado no sábado, 30, na Praça Beira Rio, em Araguatins, no Bico do Papagaio.

Com metais, madeiras, cordas e muita energia, a Orquestra Viva Música se uniu às canções regionais na voz de Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso. A apresentação em Araguatins reuniu cerca de 200 pessoas em praça pública para prestigiar o espetáculo ao ar livre.

O secretário de governo e relações institucionais de Araguatins e escritor Boleslaw Bolecho afirmou estar encantado com a produção, que levou uma Orquestra a Araguatins pela primeira vez na história. “Uma qualidade musical primorosa, trazendo talentos da nossa música tocantinense com tanta pompa e circunstância. Parabéns aos realizadores do projeto, pois trouxe não só entretenimento como educação em cultura e democratização da arte”, afirmou o secretário.

A servidora pública federal, doutora em engenharia de produção e sistemas, Márcia Amado, também gostou do resultado. “Havia tempos que não assistia nada tão lindo. Me emocionei, arrepiei, me encantei com esse trabalho tão grandioso. Nossa cidade merecia esse afago em nossos corações em forma de Orquestra e música regional”, declarou.

Temporada

A apresentação em Araguatins foi a última da 2ª temporada do projeto, que levou ainda apresentações gratuitas às cidades de Porto Nacional, Arraias e Natividade. No total, mais de 2 mil pessoas prestigiaram a temporada.

Os artistas regionais interpretam composições próprias, acompanhados de 26 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

A realização é da Associação Viva Música e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Secretaria Estadual de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Para o maestro Bruno Barreto, a temporada foi uma celebração única da riqueza cultural e da diversidade musical do Estado e da música brasileira. “Reunimos melodias autênticas de nossas raízes com as composições atemporais da música clássica, por meio de um espetáculo musical emocionante. Estou muito feliz com o resultado desta temporada e animado pela oportunidade de levar aos quatro cantos desse Tocantins a nossa música”, concluiu o maestro.

Crédito das fotos: Marcelo Les/ Divulgação

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens