Projeto Arte e Cidadania no Circo abre vagas de Artes Circenses para crianças e adolescentes

Projeto Arte e Cidadania no Circo abre vagas de Artes Circenses para crianças e adolescentes

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que se interessarem em participar das atividades de artes circenses do projeto “Arte e Cidadania no Circo – Circo Social”. O projeto oferece oficinas gratuitas de circo que combinam elementos de música, teatro, dança e incentivo à leitura. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 05, na sede do Centro Cultural Circo Os Kaco ou pelo whats (63) 9 9241-1203.

O projeto é uma realização da Associação Cia Os Kaco, uma organização sem fins lucrativos com um histórico sólido de atuação no Tocantins. O patrocínio é da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com parceria do curso em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, por meio do Projeto de Extensão e da Rede Circo do Mundo no Brasil, com produção da empresa iUNA Criativa.

Aulas

As aulas acontecem sempre aos sábados, de 9 às 11h30, na sede do Circo Os Kaco, em Taquaruçu, direcionadas principalmente para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, especialmente crianças e jovens do distrito de Taquaruçu. As vagas são limitadas a 30 alunos.

As atividades ofertadas estimulam a criatividade, a expressão corporal, a autoestima, a disciplina, o trabalho em equipe e a cidadania dos alunos, além de um trabalho com as famílias que se mostra muito significativo na formação integral, sensível e cidadã das crianças e jovens. Ao final do projeto, os alunos realizam uma mostra circense com apresentação artística, por meio de um espetáculo aberto e gratuito para toda comunidade dentro da programação do 11º Festival de Circo de Taquaruçu, que acontecerá de 03 a 07 de julho de 2024.

O projeto possui parceria com a Universidade Federal do Tocantins através de projeto de extensão universitária também realizados de forma continuada e voluntária, promovendo intercâmbio de saberes e fazeres  e formação em Educação Popular para a equipe de artistas e colaboradores do Circo e também para a comunidade acadêmica envolvida nestes projetos de extensão.

De acordo com a responsável pela Coordenação do Projeto e pela produtora iUNA Criativa, Marcela Pultrini, a iniciativa é uma modalidade Circo Social que busca promover as Artes Circenses e a educação artística e integral através do fortalecimento das ações socioculturais já realizadas há 11 anos na comunidade de Taquaruçu. “O projeto representa uma maneira inspiradora de utilizar a arte e a cultura para criar impacto social positivo e oportunidades educacionais transformadoras, aproximando os familiares, consolidando os vínculos e resultados do projeto com a comunidade local”, declara a produtora.

O projeto conta com uma equipe de composta por coordenação pedagógica, assistentes de secretaria, instrutor circense, monitores circenses e colaboradores, além de voluntários da comunidade.

O patrocínio da Lei Paulo Gustavo garante o funcionamento do projeto Arte e Cidadania no Circo com execução até o mês julho. No entanto, o projeto acontece há 11 anos de forma continuada e de maneira voluntária, mantida pela própria Associação. Caso tenha interesse em contribuir sendo voluntário ou mesmo apoiando o projeto, entre em contato pelo whats do Grupo e saiba como ajudar.

 Serviço

O quê – Inscrições para alunos do projeto Arte e Cidadania no Circo

Quando – Até sexta-feira, 05

Aulas aos sábados, de 9 às 11h30

Inscrições e informações: (63) 9 9241-1203

Crédito das fotos: Circo Os Kaco/ Divulgação
Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens