Após circular com apresentações de contação de histórias para jovens em situação de vulnerabilidade na região Sul de Palmas e idosos de projeto social na região Norte, o projeto “Vem Cá, Vou te Contar” finalizou com apresentação para alunos da Escola Especial de Integração de Palmas (Apae), na última quinta-feira, 11.
Na ocasião, as atrizes Iva de Oliveira e Ana Kamila Castaño levaram às crianças e jovens com deficiência uma experiência única e enriquecedora, por meio da narração das histórias “A vozinha e a netinha” e “O Tesouro da Gratidão”. Com teatro, música e muita literatura na mala, as atrizes interagiram com os estudantes presente transportando-os a um universo lúdico da arte e poesia. “Como diz a nossa canção de abertura, são versos de amor. E esses versos tiveram objetivo de transportar esses estudantes para um mundo de imaginação e aprendizado por meio da contação de histórias e integração cultural”, afirmou Iva de Oliveira.
A atriz Ana Kamila Castaño complementou que o projeto cumpre uma das principais missões da contação de histórias, que é a interatividade . “Todo o colorido dos figurinos, a música e os poemas visam aproximar esses estudantes, de forma que a gente convida-os a participar de cada instante, trazendo vida aos personagens diante dos olhos encantados de quem assiste”, ressaltou.
A diretora da Apae, Kelly Cristina, agradeceu à Trupe pelo acolhimento à Apae no projeto e afirmou que a contação de histórias, além de permitir um momento diferenciado na rotina dos estudantes, garantiu inclusão social. “Além de trabalhar a mente, o projeto trabalhou a emoção, o humor e deixou o dia de todos eles muito mais felizes. É visível o encantamento no olhar de cada um e do quanto se entregam a cada instante de apresentação”, disse a diretora.
Responsável pelo projeto, a pedagoga, arte-educadora e atriz Leidiane Martins avaliou que o projeto cumpriu, em toda a sua execução, a proposta de levar inspiração, democratização do acesso à cultura e conexão cultural, atendendo públicos de todas as idades e de todas as regiões de Palmas. “O projeto “Vem Cá, Vou te Contar” reforça o compromisso de promover a inclusão e a valorização da diversidade através da arte e da cultura. Ao proporcionar acesso a expressões culturais significativas, como a contação de histórias, o projeto visa enriquecer as vidas de cada público atendido e fortalecer os laços comunitários”, concluiu.
Projeto
A apresentação na Apae cumpriu a terceira e última etapa do projeto, que teve início no dia 26/03 com apresentação cultural da esquete teatral “Me Gritaram NEGRA”, para jovens estudantes da Escola Estadual Santa Fé, localizada na Região Sul de Palmas. E no dia 08 de Abril, as atrizes Leidiane Martins e Magna Carneiro levaram a esquete teatral em Cordel “A Chegada de Lampião no Inferno” aos idosos do Parque Municipal da Pessoa Idosa.
Em todas as apresentações, além da contação de histórias, as atrizes e arte-educadoras ofertaram distribuição de livros, dinâmicas e um momento de bate-papo com os presentes. Conforme Leidiane Martins, trata-se de um projeto que visa a descentralização e acessibilidade da produção artística, inclusive com apresentações que contam com intérprete de Libras. A proposta é apresentar textos curtos que incluem temáticas que despertam a autoestima do público, como Sonhos, Amor e Superação, além de despertar a reflexão sobre as mazelas sociais da atualidade.
Uma iniciativa da arte-educadora Leidiane Martins, o projeto “Vem Cá, Vou Te Contar” tem patrocínio do edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria Estadual de Cultura.
—