Contemplado pela Lei Paulo Gustavo no Tocantins, longa-metragem Entramas entra em fase de pré-produção

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo no Tocantins, longa-metragem Entramas entra em fase de pré-produção

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Entrou em fase de pré-produção o longa-metragem “Entramas”, contemplado no edital de Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins.  O filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo. Com este enredo de enlace familiar o filme será gravado no mês de Julho em Taquaruçu e será protagonizado pelo ator Gabriel Santana (Chiquititas e Pantanal) e pela atriz residente no Tocantins, Amanda Nobre.

O roteiro e a direção do filme ficam por conta do jovem diretor Justino Vettore (Documentário Catarse – As três primeiras décadas de teatro palmense e web série Histórias Daqui). “Muito feliz em poder contar mais esta história e com personalidades que tanto admiro, estou honrado. Por aqui, aliás, estamos todos empolgados para apresentar ao mundo nossa narrativa e nossos talentos tocantinenses. E isto só é possível graças as políticas públicas para a cultura, um roteiro fruto da Lei Aldir Blanc e gravado por meio da Lei Paulo Gustavo. Que sigamos investindo no que o nosso País tem de melhor, que é nossa gente, nossas histórias”.

O elenco do filme conta com fortes nomes da cultura do Tocantins, como Cleuda Milhomem, Meire Maria Monteiro, Magna Carneiro, João Welson Almeida, Luiz Navarro, Adailson Costa, Fernando França, Maria Clara Novais, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Sávio Danrlley, Luma Gomes e Carlos Gontijo, dentre outros.

Projeto

A gravação do longa-metragem, integra o projeto Pasárgada, de produção e formação na linguagem cinematográfica, e empregará mais de cem trabalhadores do audiovisual no Tocantins, com equipe e ações em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Formam a equipe de “Entramas”, o fotografo Ernesto Rheinboldt, a diretora de arte Fernanda Rodrigues e a figurinista Vivian Oliveira. O filme é produzido por Pablo Pereira, tem direção executiva de Mariana Memes Miller e direção de produção de Raquel Etges. E consultoria nas áreas de produção e direção de: Renato Pimentel, Tarcila Jacob e Von Gabriel.

Sinopse:

Antúrio está atormentado pela morte do pai e coloca sobre si o peso de assumir o comando da trupe e ter que proteger a irmã caçula. Yasamin, vive o primeiro amor ao lado de Lírio enquanto é preparada pelas tias, Camélia e Begônia para assumir o lugar de primeira atriz da trupe. A caminho de um festival tradicional de teatro no interior, a Kombi que os transporta quebra em meio ao sertão e os obriga a pernoitar no local, então, em volta de uma fogueira, a revelação de um segredo mexe ainda mais com os ânimos da trupe e os sentimentos dolorosos antes agasalhados no silêncio de cada um mexerá com a estrutura da família. O que Antúrio e Yasamin não imaginam é que integram um plano de vingança tramado obsessivamente pelas tias.

Fábrica Produções:

A Fábrica Produções foi fundada em 2007 e nos últimos anos tem se destacado com colaborações e produções de curta metragens infanto-juvenis, entre eles: ‘João e Maria Uma aventura no cerrado – O filme’ e ‘Circo Social ‘Os Kaco’ – Documentário premiado pelo edital de incentivo à cultura Procine Palmas/FCP/FSA 2015, por meio da Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Realizou o premiado curta ‘Menina Bonita de Tranças’, vencedor do Prêmio Festival Você na Tela 2018 e do prêmio de melhor trailer no concurso interativo 46° Festival de Gramado, sendo também selecionado dentro e fora do Brasil: 9° Festival Cine Estudantil do Uruguay (Fenacies), 19° Mostra de cinema infantil de Florianópolis, 13° Festival Chico de cinema e vídeo do Tocantins e do Trakinagem- Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte. Em 2022, lançou o curta-metragem O Segredo de João de Elisângela Dantas e o documentário Catarse-As três primeiras décadas de teatro palmense, de Justino Vettore e Pablo Pereira.

Reunião

Nesta quinta-feira, 06, a equipe do projeto esteve em visita institucional à Secretaria Estadual de Cultura, com o objetivo de apresentar a proposta do longa-metragem e plano de trabalho. Estiveram presentes o diretor-geral do Filme, Justino Vettore, o proprietário da Fábrika Produções, Pablo Pereira, e as produtoras Raquel Etges e Patricia Ramalho dos Santos.

Eles foram recebidos pela secretária executiva da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, Valéria Kurovski.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens