Coral na Escola – Vozes do Cerrado: Nacha Moretto leva capacitação musical gratuita a escolas da Capital

Coral na Escola – Vozes do Cerrado: Nacha Moretto leva capacitação musical gratuita a escolas da Capital

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

A cantora Nacha Moretto lança neste mês de Maio o projeto “Coral na Escola – Vozes do Cerrado”, uma iniciativa inovadora que levará oficinas e cursos de Canto Coral e instrumentos musicais para escolas públicas da Capital. O projeto busca proporcionar uma formação artística inclusiva e de qualidade para crianças, adolescentes e professores, fomentando a cultura e a educação musical no ambiente escolar.

As atividades serão divididas em duas modalidades, sendo a formação do coral da escola para os estudantes e as oficinas de Canto Coral e Regência e básico de teclado, violão e percussão, para professores unidocentes das redes de ensino estadual e municipal, envolvidos com a música nas escolas. Todas as atividades acontecem ao longo de seis meses.

 

Segundo Nacha Moretto, o projeto “Coral na Escola – Vozes do Cerrado” tem como principal objetivo democratizar o acesso à educação musical, desenvolvendo habilidades vocais e instrumentais em estudantes, através da formação do Coral, da rede pública de ensino. “As oficinas musicais visam criar um ambiente propício para o desenvolvimento artístico e cultural dos jovens, fortalecendo a identidade e a autoestima dos participantes”, revela.

Destaca-se também que  a iniciativa parte da constatação de que a educação musical ainda é uma área pouco explorada em muitas escolas públicas, especialmente em regiões de população com maior vulnerabilidade social. “Estudos demonstram que a música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através do Canto Coral e do aprendizado de instrumentos musicais, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades, trabalhar em equipe e expressar suas emoções de forma saudável e construtiva”, complementa a artista.

Projeto

O Coral na Escola – Vozes do Cerrado vai culminar com a realização do I Festival Vozes do Cerrado com os grupos corais formados pelas escolas  e aberto ao público.

O projeto é uma iniciativa da diretora Bárbara Tavares, da cantora e compositora Nacha Moretto e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura.

Sobre Nacha Moretto

Nacha Moretto é uma cantora e musicista reconhecida por seu trabalho de valorização da música brasileira e por seus projetos sociais e educacionais. Com uma carreira consolidada e inúmeros prêmios, Nacha já foi vocalista do grupo Raíces de América. Ingressou na vida artística profissional aos 17 anos em Campinas (SP). Em 1987, passa a integrar o grupo Raíces de América, onde aprende a tocar instrumentos exóticos como o Charango e o Cuatro Venezuelano, típicos de altiplano. Permaneceu no grupo durante 12 anos, participando da gravação dos LPs Metal na Pedra e Amazônia.

É fundadora, junto com Jorge Menares, da Banda Impacto Latino no Tocantins e, em 2009 lançou o CD Impacto Latino “Con Sabor”, no Theatro Fernanda Montenegro. Ganhadora do Prêmio Nascimento da Rabeca com o show Impacto Latino “Con Sabor” em cinco cidades do Tocantins, emplacou também o 1º lugar e venceu a 2ª Mostra Premiada de Música de Palmas com o projeto “Rumo Certo”.

Atualmente, é regente do Coral Juvenil da Guarda Metropolitana e do Coral Rosa da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e proprietária da empresa Pátio de Chile.

Ficha Técnica

Direção-Geral: Nacha Moretto

Produção Executiva e Redes Sociais: Hayla Menares

Professores: Nacha Moretto/ Jorge Menares

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Designer Gráfico: Alexandre Castro

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens