Podcast Mundo Criativo recebe Ciro, Geuvar Oliveira e Pablo Marquinho para falarem sobre a cena HQ no TO

Podcast Mundo Criativo recebe Ciro, Geuvar Oliveira e Pablo Marquinho para falarem sobre a cena HQ no TO

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

16ª edição do Podcast irá ao ar nesta sexta, 24

Uma conversa leve e descontraída sobre o universo das HQs, principalmente no Tocantins, e os projetos dos artistas Ciro, Geuvar Oliveira e Pablo Marquinho, com Ronaldo Teixeira, idealizador e apresentador do Podcast Mundo Criativo, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo a partir das 13h desta sexta-feira, 24 de maio. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo essas três “feras” culturais da cena de quadrinhos no Estado, conversarão sobre seus projetos. “Nesse podcast, vamos falar sobre o universo das HQs no Tocantins, bem como, vamos saber o que esses três criativos artistas estão aprontando” , ressaltou.

Ciro

Ciro Gonçalves é advogado, publicitário, jornalista, quadrinista, artista plástico e poeta. Nasceu em São Luís (MA), mas cresceu e mora em Palmas (TO). Publicou o livro de poesias e minicontos Formiga formiga formiga e mais formigamentos (2014) e o álbum de quadrinhos A passeio (2015), com Daniel dos Santos. Em 2016 participou da coletânea nacional de autores Quebras, realizada por Marcelino Freire e Jorge Ialanji. É graduado em Jornalismo e Direito. Tem uma extensa carreira como ilustrador e artista visual. Pelo Sesc, já participou do Sesc Amazônia das Artes (2017), Arte da Palavra (2018) e Cultura ON (2021). Foi o responsável pela capa da Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho, realizada por Ronaldo Coelho Teixeira por meio o edital da Lei Aldir Blanc no Tocantins, em 2021.

Geuvar Oliveira

Geuvar Silva de Oliveira, nasceu em Imperatriz (MA), graduado em Arte cCênica, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Letras pela ULBRA. Fã de quadrinhos desde a infância, começou a desenhar nos anos 1980. Lia muitas HQs de vários tipos, principalmente as italianas do Tex Willer, ambientadas no “Velho Oeste” estadunidense, faroeste. Depois de aprender a desenhar passou a fazer história em quadrinhos, como meio de desenvolver a arte. Produziu mais de 30 HQs de um personagem chamado Matt Bill, um caubói nos moldes de Tex, usando lápis, papel ofício e caneta Bic preta. Produziu várias HQs comerciais, por encomenda. Com o passar do tempo, começa a produzir quadrinhos profissionais, mas de forma independente. Sua primeira obra no estado tocantinense foi uma HQ do Gira, um duende com aparência de girassol. Depois veio a Liga do Cerrado, volumes 1, 2, 3 e 4, com super heróis cômicos, Mugambi, volumes 1, 2 e 3, um terror e ficção científica. Viagem ao Centro da Gramática, uma história de aventura. Produziu várias exposições sobre quadrinhos. Seu último trabalho foi a HQ No Limiar dos Deuses, volumes 1 a 5, uma obra com tema sobre a questão negra no Brasil.

Pablo Marquinho

Artista visual, escritor e professor. Graduado em Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Membro Fundador do Núcleo de Gravura do Tocantins e do Coletivo Teiú de Quadrinho Tocantinense. Em 2021, produziu com Álvaro Maia a HQ “Vicente – Lua Cheia”. Em 2022, desenvolveu o projeto Leitura no Muro com a HQ “Um José Qualquer”, um mural de 56 metros. Em 2023, produziu a HQ “Cramunhão”, ilustrada por Ciro.  Em 2024, coordenou e produziu a HQ Insurgência, de Marcio Junior e Kauan Batista. Todos esses trabalhos têm um recorte regional, com histórias que fazem parte do imaginário dos habitantes do Norte do Brasil.

Conteúdo e metodologia

O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados. “No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.

Ronaldo Teixeira – Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto “Feira de Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas”, também aprovado no Promic 2019; e também o projeto “Chico Fran Entre Amigos”, do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos “Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho”, no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; e “Oficina de Luthieria Convencional”, de Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo II. E ainda teve três projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.

Serviço

O quê: Podcast Mundo Criativo recebe Ciro, Geuvar Oliveira e Pablo Marquinho para falarem da cena da HQ no Tocantins

Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet

Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)

Quando: 24 de maio/2024

Horário: 13h

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens