Orquestra Batucajón entra na reta final de ensaios para espetáculo em Palmas

Orquestra Batucajón entra na reta final de ensaios para espetáculo em Palmas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Hayla Menares

A cidade de Palmas será palco de um projeto cultural diferenciado e inovador: o espetáculo da Orquestra Batucajón no dia 9 de agosto, às 20h no Colégio Ulbra.

Para quem ainda não conhece, a Batucajón é composta por alunos das oficinas presenciais de cajón ministradas semanalmente pelo professor Ruiter Castro em Palmas.

A orquestra vem crescendo a cada apresentação e acaba recebendo sempre novos integrantes após as oficinas, uma dinâmica que garante a contínua evolução e o fortalecimento do projeto, que se torna cada vez mais representativo e engajado pela cidade de Palmas.

Com a criação do espetáculo, a Orquestra Batucajón vai incluir artistas locais convidados e integrará outras vertentes artísticas como: canto, poesia e percussão sinfônica, proporcionando uma experiência cultural completa ao público.

Os ensaios iniciaram em maio, e a expectativa é alta. A dedicação e o talento de cada integrante prometem transformar cada apresentação em um momento inesquecível.

Palmas, prepare-se para vibrar ao som da Orquestra Batucajón!

PROJETO

O projeto está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo nº 19/2023 – Eixo 2 Artes Tocantins, geridos pela Prefeitura de Palmas – TO.

O projeto beneficiará os alunos remanescentes dos cursos presenciais, três artistas convidados e a equipe técnica envolvida. Com a conclusão do projeto, será realizada uma apresentação especial no Colégio Ulbra para a comunidade acadêmica, validando o espetáculo e celebrando o sucesso desta iniciativa cultural.

A “Orquestra Batucajón” promete ser um marco na cena cultural de Palmas, destacando-se pelo seu compromisso com a educação musical e a valorização da cultura regional. Fiquem atentos para as próximas apresentações e venham prestigiar este espetáculo que combina talento, diversidade e paixão pela música.

Ruiter Castro

Ruiter Castro é Luthier e coordenador do Instituto Madeira de Lei. Especialista em cajón, dedica-se ao estudo, fabricação e ensinar a tocar esse instrumento. Mestre de percussão da Orquestra de Cajón – Batucajón em Palmas – TO. Percussionista do Sertão de Cabo a Rabo e  do grupo de música instrumental brasileira: Roda Canindé. Pesquisador constante de ritmos e timbres. Em 2017 participou do Festival Internacional de Cajón Peruano em Lima no Peru. Estudou na Escola de Música de Brasília no curso de Percussão Popular. Em 2018 lançou o livro “O Cajón Brasileiro” pela editora Musimed de Brasília. Em 2019 criou o curso online “O Cajón Brasileiro”. Como especialista no Cajón, Ruiter realiza oficinas constantemente. Com seu livro, já viajou para Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Cuba, esteve também em diversos estados brasileiros realizando oficinas e workshops.

EQUIPE DO PROJETO

Elenco

Didia Cayres

Fátima Cabral

Felipe Amui

Manuela Bittencourt

Othon Pinheiro

Rodolfo Herculano.

Sergio Cirino

Tácio Pimenta

Artistas Convidados

Markelaine Batista – Canto

Leo Almeida – Percussão Sinfônica

Lucas de Jesus – Clarinete

Equipe técnica

Coordenação geral e professor: Ruiter Castro

Direção de arte: Heitor Oliveira

Assessoria de imprensa: Hayla Menares

Designer: Wellis Raik

Fotógrafo: Victoria Pesan

Videomaker: Karla Ferreira

Acessibilidade: Luan Crispim

Assessoria de prestação de contas: Carla Lisboa

———-

Crédito Fotos: Giovelli Flowers
Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens