Eva Pereira preside júri na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)

Eva Pereira preside júri na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A cineasta Eva Pereira atuou como presidente do corpo de júri da 25ª do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Mostra de Cinema Goiano e Mostra Beco da Minha Terra.  O evento foi realizado de 11 a 16 de junho, na Cidade de Goiás (GO). A programação incluiu uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

A cineasta tocantinense foi responsável pelo corpo de jurados que foi composto também pelo cineclubista e curador de mostras Ibirá Machado, presidente da Descoloniza Filmes; e o produtor executivo e diretor acreano Clemilson Farias, da Leão do Norte.

A cineasta tocantinense considera que a responsabilidade da presidência do júri da Mostra de Cinema Goiano e Mostra Beco da Minha Terra reflete a sua paixão e compromisso com a valorização da produção cinematográfica do Norte e Centro-Oeste do País, além da promoção da consciência ambiental através da arte cinematográfica. “Participar do Fica é sempre uma experiência enriquecedora. Um festival que, não apenas celebra a diversidade do cinema ambiental, mas também promove um espaço de diálogo crucial sobre as questões ambientais que enfrentamos globalmente”, disse.

Para ela, ser presidente do júri este ano é uma honra e uma responsabilidade. “Uma missão que assumo com muita dedicação, pois acredito no poder transformador do cinema para inspirar mudanças e sensibilizar o público sobre a importância de proteger o nosso planeta”, declarou Eva Pereira.

A cineasta aponta ainda que o Fica continua a ser um ponto de encontro importante para cineastas, ativistas e público em geral, promovendo o debate e a reflexão sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente através do cinema. “São os primeiros 25 anos de uma trajetória que ainda promete ser longa e essencial, garantindo o papel vital da arte na construção de um futuro mais sustentável”, declarou.

Festival

O evento, que celebra 25 anos de existência este ano, mais que dobrou o número de inscrições de filmes e artistas, aumentou significativamente as parcerias dentro e fora do Brasil, e ainda trouxe ações de sustentabilidade para fazer do Fica um evento de carbono zero.

As mostras competitivas receberam 1078 inscrições de 77 países de 5 continentes, e ainda de 26 estados brasileiros, o que mostra a credibilidade e o crescimento do festival. Estão sendo exibidos mais de 100 filmes exibidos, 40 painéis e debates, 6 conferências, 20 shows, dezenas de apresentação artísticas, 18 oficinas e minicursos, 3 exposições, e muitas outras atividades.

O festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Eva Pereira

Roteirista, diretora e produtora audiovisual. Com 25 anos no mercado é considerada uma das mais atuantes profissionais da Região Norte e, rompe fronteiras ao assinar trabalhos para players/canais, como: Disney Plus, Amazon Prime, Globoplay e TV Globo.

Em 2023 foi a única diretora mulher na competitiva de longa ficção do 51° Festival de Cinema de Gramado (RS) com o filme “O Barulho da Noite”, que também esteve na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e foi selecionado para a Mostra Competitiva da 15 edição do FEStin – Lisboa (2024). Ainda em 2023 – Dirigiu e produziu o episódio “AnaVitória” para a série original da Disney Plus “Minha Música, Minha Terra,” (disponível no catálogo) Em 2022 Dirigiu e produziu o episódio “Glória Groove” para a série da Disney Plus “A La Música Está Servida”, disponível no catálogo. 2022/2023 – Coproduziu e dirigiu a série documental “Elas Por Elas e Por Nós) ( in finalização).

É roteirista e diretora da série documental “O Mistério de Nhemyrõ” disponível Amazon Prime. Assina roteiro e direção do ep.6 do longa “Palmas eu gosto de tu”. Atualmente se dedica a pré produção do longa ficção “Luziléia – O sertão em meus Olhos” ( direção e roteiro). E em 2025, dirigirá TKAI KRA – Filha da Terra.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens