Temporada do projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas” finaliza com a participação de mais de 900 pessoas

Temporada do projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas” finaliza com a participação de mais de 900 pessoas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cinthia Abreu

Com a proposta de levar democratização da Música Popular Brasileira, o projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” finalizou a temporada na última quinta-feira, 13. Ao todo, dentre concertos didáticos e apresentações culturais, mais de 900 pessoas prestigiaram a apresentação.

A professora Giovanna Nunes fez questão de comparecer nas duas etapas do projeto, acompanhada do marido e dos filhos. “É tão difícil termos em Palmas encontros como esses, de difusão da boa música, que no momento que fiquei sabendo da apresentação, eu não perdi a oportunidade. Estou encantada com tanta qualidade, beleza e profissionalismo”, declarou.

Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e artista visual, Pablo Marquinho levou seus alunos para prestigiar a apresentação e declarou que o projeto permite acessibilidade à produção artística a todos os públicos. “É claramente uma oportunidade imperdível de democratização da arte, de entretenimento para quem já gosta deste tipo de produção cultural e de aprender a gostar para quem ainda não conhece”, ressaltou.

A acessibilidade, inclusive, foi um dos principais motes propulsores do projeto, com apresentações gratuitas no museu, que contaram também com interpretação em Libras. Após prestigiar toda a apresentação, Joina Alves Rodrigues, que tem deficiência auditiva, parabenizou à equipe do projeto pela proposta de inclusão social. “É uma prática que deveria ser comum, mas ainda não existe. Nós surdos estamos inseridos em todos os espaços, mas não são todos que nos inserem no corpo de suas práticas, oferecendo acessibilidade”, afirmou.

Etapa
Na segunda etapa, o público conferiu clássicos do chorinho como “Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo”, interpretado pelo Grupo Reminiscências com participação especial da cantora Beatriz Trabulsi. Já na primeira etapa, as mesmas canções foram executadas com intervalos de bate-papos interativos com os participantes, focando a vida e obra de Pixinguinha e também da história do chorinho no Brasil.

Foto: Marcelo Les

Projeto
O projeto cultural “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” foi selecionado na chamada Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal. O projeto tocantinense foi um dos 15 vencedores em todo o Brasil, sendo o único da região Norte do País. O projeto contou ainda com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins (Sectur), Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).

FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Maestro Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Produção executiva: Eduardo Andrade
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Coordenação financeira: Fábio Bruniel
Assessoria de redes sociais: Helaine Santos

Músicos           
Bruno Barreto – Saxofone
Eddie Gomes – Violão 7 cordas e Bandolim
Iogo Landinho – Violão 6 cordas
Gutenberg Nicacio – Clarineta
Matheus Lopes – Pandeiro
Cantora convidada – Beatriz Trabulsi

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens